Somos um atelier vocacionado para projetos de edifícios residenciais, hoteleiros, equipamentos escolares e culturais. A nossa experiência abrange um vasto leque de trabalho, do planeamento urbano à reabilitação de edifícios, da arquitetura paisagista a design de interiores.

O nosso trabalho baseia-se numa continua reflexão, garantindo uma visão ampla, plural e coordenada em todas as etapas de cada projeto.

O objetivo é criar edifícios de elevado valor e qualidade, alicerçadas no seu local e no seu passado – projetos inspirados e criativos, rigorosos e confortáveis.

O a nosso trabalho assenta numa estreita colaboração com um vasto conjunto de parceiros – engenheiros, designers, paisagistas, gestores e juristas –, assegurando um controlo eficaz dos projetos em todas as suas fases. As pessoas e a sociedade estão no centro daquilo que fazemos: ambicionamos criar lugares para uma vida melhor.

A burocracia existe e trabalhamos com ela, assessorando e orientando os nossos clientes com base no conhecimento dos procedimentos legais e na organização clara de processos.

A diversão é um extra, mas é importante.

 


 

Arquitectura
Acreditamos que arquitetura tem influência direta na qualidade de nossas vidas.
Independentemente da dimensão ou alcance do projeto, seja uma casa ou um plano urbano, procuramos em cada momento a resposta adequada para cada uma das questões que enfrentamos, desenvolvendo soluções específicas para problemas específicos, com base numa cuidadosa compreensão dos contextos e uma visão ampla e integrada.

 

Engenharia
Trabalhamos com equipas multidisciplinares como parte integrante do projeto, combinando diversas áreas de conhecimento e experiência, que nos permitem desenvolver projetos integrados e sustentáveis. Mantemos parcerias sólidas com as principais empresas de engenharia, com quem desenvolvemos uma colaboração permanente, de modo a obter um resultado coordenado e eficaz.

 

Espaços
Acreditamos que a arquitetura deve proporcionar experiências únicas no uso de cada espaço ou edifício. A luz, os materiais e as texturas, a cor e o mobiliário são combinados, convergindo para criar uma imagem coerente, oferecendo ambientes qualificados, serenos e confortáveis.

 

Projeto e Contexto
Num projeto, cada detalhe importa. Por isso, dedicamo-nos a criar tudo aquilo que é necessário para responder às especificidades de cada edifício. Criamos lugares para habitar, providenciando funcionalidade e conforto, independentemente do enquadramento e das limitações e de cada projeto.

 

Cidade, lugar e paisagem
As nossas obras vinculam-se à especificidade dos lugares onde se inserem. Por isso temos uma abordagem integrada do processo de projeto, procurando compreender os fenómenos urbanos e paisagistas na sua totalidade.
Analisamos, medimos e sistematizamos a cidade e a paisagem, da fisiologia dos territórios à sua história e seus processos de transformação, explorando estratégias e medindo os seus impactos.

 

Acompanhamento
O primeiro passo do nosso trabalho é a analise e a avaliação das necessidades de um projeto. Desde o planeamento de uma estratégia à elaboração de um programa funcional, procuramos o melhor enquadramento financeiro, legal e técnico de um projeto, desenvolvendo as soluções que melhor sirvam os seus objetivos.
Este processo de constante avaliação é estendido até à ocupação do edifício, permitindo refletir, avaliar e melhorar os resultados de cada projeto.

 

Coordenação e gestão de processos
Trabalhamos de forma a prestar um serviço integrado, desde a conceção do projeto à construção do edifício, oferecendo apoio jurídico e técnico.
Em todo este processo, somos acompanhados por especialistas que trabalham em estreita colaboração com a equipa de arquitetura, proporcionando uma avaliação e um acompanhamento permanente do projeto, do seu orçamento e da sua viabilidade. O objetivo é produzir obras que otimizem o investimento e os níveis de qualidade propostos, agregando-lhe valor.

 

Prémios e reconhecimento
O nosso trabalho tem sido alvo de mostras em importantes eventos internacionais, como a Bienal de Veneza ou a Mostra Internacional de Arquitectura e Urbanismo Ibero-Americana. Os nossos projetos foram expostos em instituições relevantes tais como a Architectural Association, em Londres, a John Hertell Gallery – Cornell University, NY –, o Institut Valenciá dÁrt Modern ou o Museu Biojmans van Beuningen, em Roterdão.
Os edifícios da nossa autoria são internacionalmente reconhecidos, incluído várias nomeações para o Prémio Mies van der Rohe, o Prémio Secil ou os Prémios FAD. Recentemente, foi-nos atribuído o Prémio AICA Arquitectura, pela Associação Internacional de Críticos de Arte.

 


 

Pedro Machado Costa

 

 

  • Pedro Machado Costa [Lourenço Marques, 1972] é licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto [1996], e mestre pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa [2004]. A sua formação académica passou ainda pela Bounkunde Technische Universiteit Delft e pela Ecole d’Architecture Paris-Conflans.
  • Colaborou com Manuel Vicente, em Macau e Lisboa [1994-1996], e com Manuel Graça Dias e Égas José Vieira [1996- 1997]. Em 1997, funda o a.s* – atelier de santos, sendo autor e coordenador de varios projectos de obras públicas até ao seu encerramento, em 2014. Após essa data desenvolve projectos a título individual ou em associação com outros autores, nomeadamente com Luís Ferreira Neto e Ingrid Murer.

 

  • É professor convidado na ESAyT – Escuela Superior de Arquitectura y Tecnologias [Madrid] entre 2010 e 2013, e docente no Departamento de Arquitectura do ISCTE-IUL [Lisboa] entre 2013 e 2014. Desempenha o cargo de director do PARQ – Departamento de Arquitectura e Paisagem da Escola Universitária Vasco da Gama [Coimbra] entre 2010 e 2012, tendo desenvolvido trabalho docente na mesma instituição entre 2008 e 2012.
  • Colabora regularmente em revistas e livros de arquitectura e de cultura urbana. Produz investigação científica nas áreas de Arquitectura, Paisagem e Crítica de Arquitectura, sendo membro associado do Dinâmia’CET – IUL [Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território] desde 2013.

 

  • A sua obra tem sido divulgada em inúmeras conferências e publicações na área da arquitectura, em países como Japão, Coreia, Estados Unidos, Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Argentina, Chile, França, entre outros.
  • Foi convidado a participar em varias exposições internacionais de arquitectura, destacando-se a Bienal de Arquitectura de Veneza ou a Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo, tendo exposto no Institut Valenciá d’Art Modern, na Hartell Gallery [Ithaca, NY], no Boijmans van Beuningen Museum [Rotterdam] ou na Architectural Association [London], entre outros.
  • A sua obra foi reconhecida por vários prémios, incluindo as nomeações para o Prémio Mies van der Rohe, em 2004 e em 2017, e para o Prémio Secil, em 2008. Foi finalista dos Prémios FAD e venceu o Premi Arquitectura dels Sócis d’Arquinfad em 2007.

 

  • Em 2017, é-lhe atribuído o Prémio AICA Arquitectura, pela Associação Internacional dos Críticos de Arte.

 

  • Equipa [em ordem alfabética]

 

  • Nuno Almeida [2018 – …]
    Nuno Guerreiro de Almeida [2019 – 2020]
    Enrico Argentieri [2019 – …]
    Stefano Manzo [2019 – 2020]
    Luisa Marques [2019 – 2020]
    Ingrid Murer [2018 – 2019]
    Luís Ferreira Neto [2018 – 2019]
    Malena Rocha [2019]
    Elena Maria Rossi [2018 – …]
    Benedita Forrester Zamith [2019]