• O Grand Hotel da Meia Praia é um complexo turístico localizado na frente marítima de Lagos, perto da barra do porto da cidade. O complexo compreende vários edifícios destinados a turismo e lazer, que incluem um hotel, um edifício de apartamentos turísticos e um conjunto de pequenas habitações de fim-de-semana, integrados num plano que une a área urbana às praias.
  • A intervenção cria um ecossistema que tira partido das condições naturais deste local. Este ecossistema é composto por um conjunto de espaços naturais distintos – um bosque, um lago, vários jardins, as dunas existentes e o extenso areal –, onde são implantados os vários edifícios que compõem o complexo turístico; sendo que cada um deles faz a transição entre a malha urbana da cidade e o mar, de forma gradual, explorando o potencial de ambos os ambientes que aqui se fundem.
  • Os edifícios assumem-se como elementos chave deste parque natural. A forma e a função de cada um deles é ditado pelo seu posicionamento no parque, e pelas relações que cria com a paisagem envolvente; permitindo estabelecer uma hierarquia de usos em todo o território.

 

  • [com a.s* – atelier de santos, com Nuno Merino Rocha]